sexta-feira, 26 de setembro de 2008

SUS AUMENTA EM 143% DOAÇÃO DE PRESERVATIVOS

O Amazonas teve um aumento de 143% no número de preservativos encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para distribuição junto à população, de janeiro a agosto deste ano, em relação a todo o quantitativo distribuído no ano passado. O aumento das cotas ocorreu a partir do mês de julho quando foram encaminhados para o Estado 898.936 preservativos de 52 milímetros cada. Em agosto, foram 950.976, número suficiente para dobrar e, no caso de Manaus, triplicar a quantidade de camisinhas distribuídas para todos os 62 municípios do Amazonas.
A cota de camisinhas femininas é bem menor. Em agosto, foram 3,5 mil apenas, já que elas são entregues às populações mais vulneráveis. “Em Manaus, a cota pulou de 113 mil para 400 mil, o que significa dizer que não faltará camisinha até o final do ano”, afirmou a coordenadora do setor de logística da Coordenação Estadual de DST/AIDS, Graça Vitoriano.
O Estado repassa os preservativos para as prefeituras dos municípios e, em Manaus, para o Hospital Getúlio Vargas, o HEMOAM, Hospital de Custódia (que está sem receber por não ter apresentado prestação de contas), Fundação Alfredo da Matta, as ONGs Catiró, Associação de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (AAGLT), Rede Amizade e Solidariedade, As Amazonas (associação das prostitutas) e Associação Garotos da Noite, que recebem, além do preservativo, o gel lubrificante. No caso das mulheres profissionais do sexo, são entregues também camisinhas femininas.
O aumento do número de camisinhas se deve ao início da distribuição dos preservativos oriundos da compra de 1 bilhão de unidades, finalizada em 2007. Foi a maior aquisição realizada pelo governo de um país, de acordo com a coordenadora do Programa Nacional de DST/AIDS, do Ministério da Saúde, Mariângela Simões.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: