terça-feira, 2 de setembro de 2008

DESCENTRALIZAÇÃO ACABA COM FILAS NO PAM

A descentralização da marcação de exames especializados surtiu o efeito esperado pela Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM). A procura pela Policlínica Codajás (PAM), na Cachoeirinha, onde até julho estavam concentrados os serviços de marcação e autorização de exames para clínicas conveniadas, foi reduzida e, na manhã desta segunda-feira, primeiro dia útil do mês, não houve sobrecarga ou filas nos guichês de atendimento. O movimento foi tranqüilo desde a abertura da unidade, às 7 horas.
No início de agosto, a Secretaria habilitou outras três policlínicas, localizadas nas zonas Leste, Norte e Oeste a realizar os mesmos serviços oferecidos pelo PAM.
O número de postos de atendimento passou de 13 para 42. Uma tenda foi instalada na entrada da Policlínica, com capacidade para 14 guichês de atendimento e 230 lugares e um novo espaço foi instalado no hall de entrada para atendimento preferencial às gestantes e idosos. O auditório da unidade também foi adequado para o funcionamento de guichês especiais. Todos os ambientes são climatizados, e cerca de 100 pessoas, o triplo do padrão, foram escaladas para os serviços de recepção e marcação dos procedimentos.
De acordo com a diretora da Policlínica Codajás, Joselita Nobre, com a nova estrutura, uma média de 1,8 mil pessoas puderam ser atendidas a cada hora. Antes da nova estrutura, a média era de 570 atendimentos por hora. Segundo a diretora cerca de quatro mil pessoas foram atendidas nas primeiras horas.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM

Nenhum comentário: