segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MÉDICOS DO AMAZONAS MANTÉM INDICATIVO DE GREVE

Os médicos que atuam nas unidades de saúde estaduais, em Manaus, farão uma paralisação de advertência na próxima segunda-feira, 22, caso o Governo do Estado responda negativamente ao pedido de envio urgente do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) à votação na Assembléia Legislativa do Estado (ALE).
Os médicos querem que o PCCS da categoria seja apresentado separadamente dos demais PCCS dos servidores de saúde. Eles alegam que seu documento já está pronto há mais de um ano, antes dos demais elaborados por outras categorias da área. Na tarde da última sexta-feira (12), a direção do Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (SIMEAM) protocolizou um documento pedindo a análise técnica do PCCS, após reunião com o Chefe da Casa Civil do Estado, Raul Zaidan, e o secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa.
Não é a primeira vez que a categoria luta para que o PCCS seja levado à votação e, posteriormente, seja transformado em lei. Em fevereiro deste ano, os médicos paralisaram suas atividades fazendo a mesma reivindicação. Uma das condições para o retorno ao trabalho foi à aprovação do PCCS. Conforme a presidente do SIMEAM, Auxiliadora Brito, apesar da promessa do Governo do Estado, a proposta do PCCS não chegou a ser analisada. Ela contou que o plano está pronto desde 2005 e já foi apresentado à Secretaria Estadual de Saúde (SUSAM).
O PCCS é um documento trabalhista que garante, entre outros direitos, a progressão (promoção) dos profissionais conforme a titulação e o tempo de serviço. Segundo Auxiliadora, atualmente a carreira do médico que atua no Estado encontra-se estagnada.
Os médicos também querem que sua proposta de PCCS seja analisada separadamente das outras categorias de profissionais de saúde. Segundo a presidente do SIMEAM, somente em Manaus, atua uma média de 20 mil profissionais na área, de administradores a enfermeiros e psicólogos. Auxiliadora afirmou que a categoria dos médicos está otimista diante de uma resposta do governador Eduardo Braga. Para ela, a análise técnica e a votação na Assembléia Legislativa podem ocorrer ainda este ano.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: