terça-feira, 9 de setembro de 2008

MANAUS É DESTAQUE EM DSTS

Manaus é uma das seis capitais brasileiras que figuram no livro “Estudo de Freqüência e Prevalência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS)”, lançado nesta segunda-feira (08) pelo Ministério da Saúde, durante o VII Congresso Brasileiro de DST e o III Congresso Brasileiro de AIDS, que acontecem no Centro de Convenções de Goiânia, desde o último sábado, dia 6.
O livro dará uma importante contribuição para a formulação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento das DSTs, no Brasil, tendo como base as informações colhidas nos Estados pesquisados.
No Amazonas, a Fundação Alfredo da Matta (FUAM, que é referência no diagnóstico, tratamento e investigação epidemiológica em DST’s, foi responsável pela aplicação dos questionários e realização dos exames de sífilis, gonorréia, HIV, clamídia, hepatite B e HPV junto a gestantes, industriários e pacientes que procuram os serviços de referência para tratamento.

Prevenção
Foram pesquisadas, no total, 1,8 mil pessoas, sendo 600 gestantes (representando o público feminino), 600 industriários (população masculina) e 600 portadores de doenças (homens e mulheres). “O livro é uma análise dos resultados da pesquisa que possibilitam fazer um comparativo entre as diferentes regiões do País e estabelecer a necessidade de programas de prevenção e diagnóstico precoce”, afirma a diretora da Fundação Alfredo da Matta, Adele Benzaken, que trabalhou na elaboração do livro em parceria com outros especialistas de todo o País.
As demais capitais estudadas foram Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Goiânia. A publicação deverá ser distribuída junto a instituições de pesquisa e ensino, unidades públicas e privadas de saúde, universidades do País e profissionais da área.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: