segunda-feira, 29 de setembro de 2008

NÚMERO DE TRANSPLANTES É COMEMORADO

Os 302 transplantes de córnea realizados no Estado do Amazonas foram comemorados, ontem, durante culto ecumênico realizado pela Gerência Estadual de Transplante e o Banco de Olhos do Amazonas, reunindo familiares de doadores e pessoas beneficiadas com o órgão. O culto encerrou as atividades da Semana de Doação de Córneas promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), na qual foram intensificadas as ações de sensibilização dos profissionais de saúde e da sociedade em geral para a doação de órgãos.

Doação até 6 horas após a morte
A diretora do Banco de Olhos, Cristina Garrido, explica que a doação das córneas pode ser feita até seis horas após o falecimento e que a autorização para a remoção do tecido é dada pela família e que esta deve ser por escrito. “É muito importante manifestar o desejo de ser doador ainda vivo, assim os familiares não terão dúvidas e mais facilidade em atender no momento da abordagem”, alerta.
A diretora informa que a retirada da córnea ou do globo ocular não modifica a aparência do corpo. Esse trabalho é feito por uma equipe do Banco, capacitada para a remoção do tecido. Além da córnea, a esclera (parte branca) pode ser transplantada, por exemplo, em casos de acidentes que comprometeram a estética do olho. Após a retirada, as córneas podem ser preservadas por até 14 dias. Segundo a diretora, a escolha da pessoa que será beneficiada é feita pela ordem de prioridade e compatibilidade, seguindo Lista Única de Receptores. A inscrição na Lista é feita pelo médico que acompanha o paciente (receptor).

Fonte: SUSAM

Nenhum comentário: