quarta-feira, 15 de outubro de 2008

OMS ELOGIA E INCENTIVA AMPLIAÇÃO DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Relatório sobre atenção primária da Organização Mundial de Saúde (OMS) elogiou a Estratégia Saúde da Família e recomendou a sua adoção como ação bem sucedida na área. Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os resultados alcançados pelo programa, que completou 15 anos, projetaram o modelo como destaque internacional e referência na promoção da saúde.
Para o editor responsável pelo relatório “Atenção Primária à Saúde”, Win Van Lerberghe, o programa é "um dos exemplos mais impressionantes do impacto da adoção dos cuidados básicos, e de como esses cuidados devem ser implementados para que proporcionem melhoria na qualidade da saúde e traga resultados. Ele demonstra o modo como o sistema deve caminhar”.
Em 15 anos de programa, os indicadores de saúde tiveram melhoria expressiva. Contribuiu, por exemplo, para a queda da mortalidade infantil em 50% e para o aumento do percentual das mulheres que fazem o pré-natal nos três primeiros meses, que cresceu de 62,4%, em 2000, para 77,1% em 2006. Além disso, nas áreas de maior cobertura, permitiu a diminuição de atendimentos hospitalares. Somente para casos de AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais), entre 1998 e 2004, houve uma redução de 28% no número de internações, onde o ESF cobre mais de 70% da população.

Fonte: Agência Saúde

Nenhum comentário: