Células-tronco extraídas de gordura da barriga serão usadas experimentalmente em cirurgias cardíacas com a intenção de recuperar o músculo do coração lesionado pelo infarto. A pesquisa, inédita no país, está sendo desenvolvida pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em parceria com o Instituto Ludwig, de São Paulo.
Experiências parecidas já são feitas no Brasil com células-tronco da medula óssea. A expectativa dos pesquisadores do Dante e do Ludwig é que a gordura forneça uma quantidade maior de células, o que, em tese, aumentaria as chances de sucesso do tratamento.
O tecido gorduroso, ricamente vascularizado, é fonte de células-tronco mesenquimais, capazes de se diferenciar em outros tipos de tecidos --como osso, cartilagens e células nervosas. Na pesquisa do Dante, a intenção é que elas induzam a criação de vasos sangüíneos e de novas células musculares cardíacas na região lesionada.
O estudo envolverá 200 pacientes entre 40 e 75 anos que necessitam passar por uma cirurgia de revascularização do músculo cardíaco (ponte de safena), em razão de lesões nas coronárias e de um enfraquecimento do músculo do coração.
Metade do grupo fará apenas a cirurgia tradicional e a outra metade receberá uma injeção de célula-tronco no músculo cardíaco. Por meio de uma cânula semelhante à usada na lipoaspiração, é feita a punção de 100 ml de gordura da barriga do paciente.
Fonte: Folha de S. Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário