quinta-feira, 6 de novembro de 2008

TESTES QUE SALVAM VIDAS

Os testes da orelhinha, do pezinho e do olhinho, como são conhecidos popularmente, são de extrema importância para a vida saudável do bebê. Os três exames são realizados de maneiras diferentes, mas todos têm a mesma função: prevenir o bebê de futuras doenças.O teste da orelhinha, por exemplo, é considerado importante para detectar e tratar precocemente problemas de deficiência auditiva nas crianças.
Segundo a fonoaudióloga Celma Salgado, quanto mais cedo for feito o exame mais eficaz será o tratamento. Ela explicou que a cada mil crianças, três nascem com problema auditivo, que pode ser detectado por meio do exame. Ela ressaltou que a criança que não ouve conseqüentemente não irá falar. “A mãe não deve esperar o bebê não falar, o exame deve ser feito logo, porque quanto antes melhor para iniciar a terapia”, disse.Segundo dados do National Center for Hearing Assesment and Management (NCHAM), da Universidade de Utah (EUA), a deficiência auditiva em recém-nascidos tem uma incidência considerada alta em comparação a algumas doenças identificadas pelo Teste do Pezinho, como anemia falciforme (duas crianças a cada 10 mil nascimentos) ou hipotireoidismo (2,5 em 10 mil nascidos).De acordo com o Comitê Brasileiro sobre Perdas Auditivas na Infância, a identificação da deficiência auditiva deve ser feita nos primeiros três meses de vida com a intervenção sendo iniciada até seis meses do nascimento. Assim, o desenvolvimento da criança poderá ser semelhante ao de uma criança ouvinte em todas as áreas: linguagem, integração social, escolaridade, profissional.

Pezinho detecta doenças
A maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, na Compensa, Zona Oeste, faz, diariamente, cerca de 15 testes da orelhinha, o exame é feito gratuitamente desde 2006. De abril a agosto deste ano, mais de mil testes foram realizados em bebês recém-nascidos.O vereador Elias Emanuel é autor da lei nº 928, de 5 de janeiro de 2006, que tornou o teste da orelhinha obrigatório nas maternidades municipais. Elias reforçou que o teste da orelhinha é muito importante, pois pode diagnosticar o problema da surdez nas crianças logo após o nascimento e garantir um adulto saudável e feliz. O parlamentar destacou que o exame custa R$ 150 nas maternidades particulares.A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informou, por meio de assessoria, que o teste da orelhinha é feito também na Maternidade Ana Braga e Balbina Mestrinho, assim como o teste do pezinho feito em todas as maternidades municipais e estaduais.

Fonte: Amazonas Em Tempo

Nenhum comentário: