segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CAMPEÃO BRASILEIRO DE HEPATITE VIRAL

O Amazonas ocupa o primeiro lugar em contaminação por hepatite viral no Brasil e o segundo lugar no mundo, perdendo apenas para a Malásia, com mortalidade superior à provocada pelo vírus HIV.
Os dados são fornecidos pelas entidades de pacientes portadores de doenças hepáticas do Estado, que estimam existir entre 300 mil e 500 mil pessoas portadoras do vírus das hepatites B e C e os focos de contaminação estão localizados, especialmente, nos municípios das regiões dos rios Juruá e Purus.
Diante desses dados alarmantes, o deputado federal Francisco Praciano (PT-AM) fez uma indicação, por meio da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, ao Ministério da Saúde para que seja implementado um Programa Regional de Enfrentamento das Hepatites Virais no Amazonas. Sob a coordenação do Ministério Saúde, as ações deverão ser executadas de forma integrada entre o Governo do Estado e prefeituras municipais, com a participação e colaboração das entidades representativas dos pacientes.
O deputado amazonense já solicitou uma audiência com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para tratar de assuntos relacionados à quantidade de casos de hepatite, principalmente da hepatite B, no Amazonas. A audiência deve ocorrer entre 12 e 18 deste mês.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: