quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ESTADO OFERECE MAIS UM CENTRO PARA HEMODIÁLISE

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vai firmar, nos próximos dias, um convênio com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) para implantar na instituição o Centro de Nefrologia. A unidade vai funcionar no Pronto-Socorro do hospital, desativado em outubro do ano passado após ser atingido por um forte temporal, e vai atender pacientes renais crônicos do Amazonas. A previsão é que a unidade esteja disponível à população até junho do próximo ano.
Conforme o secretário da Susam, Agnaldo Costa, ainda não foi possível divulgar o valor do investimento que será feito no local. No entanto, segundo ele, as obras devem ser iniciadas no início de 2009.
O secretário informou que o Centro vai disponibilizar 25 leitos para tratamento de hemodiálise e deverá atender ao menos 150 pacientes, diariamente. Ainda segundo ele, cada equipamento custa, em média, R$ 40 mil e todos serão comprados pelo governo federal. O número de leitos para pacientes renais deverá ampliar de 120 unidades para 145, até o final do primeiro semestre deste ano. Ao todo, segundo ele, serão disponibilizadas 70 máquinas na Clínica Renal, 20 na Santa Júlia, e 30 na CDR. “Este é mais um marco importante para o setor de saúde no Amazonas. Este Centro vai desafogar as outras unidades e vai ser mais uma opção de tratamento para esses pacientes”, declarou.

Fonte: Amazonas Em Tempo

Nenhum comentário: