terça-feira, 11 de novembro de 2008

FORMULÁRIOS AUXILIAM MÉDICOS NO PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS DO MP

Os médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e que se acostumaram a enfrentar falta de leitos para internação de pacientes graves têm agora instrumentos para agilizar a solicitação de providências. Dois formulários criados pelo SIMERS facilitarão a busca de ajuda junto a promotores de Justiça na hora em que surgir uma dificuldade.
O profissional poderá solicitar formalmente a assistência que o paciente necessita, principalmente nos casos mais graves e nos quais a permanência em condições inadequadas representa ameaça à sua vida.
As solicitações atendem duas situações corriqueiras: busca de leito fora da instituição em que o profissional trabalha e pedido de veículo (ambulância equipadas para conduzir paciente grave e com profissionais capacitados) para remoção quando já foi conseguido leito em hospital credenciado ao SUS.

> Confira os modelos de formulários no site www.simers.org.br
» Formulário para solicitar leito para paciente em estado grave.
» Formulário para solicitar ambulância para remoção urgente de paciente em estado grave.
Importante: O médico preencherá as cinco vias dos formulários em anexo. As vias dos respectivos documentos serão encaminhadas ao Médico Informante, ao Prontuário Médico, à Direção Técnica da Instituição, ao Gestor de Saúde do Município e à Promotoria de Justiça.

Fonte: Simers

Nenhum comentário: