quarta-feira, 27 de agosto de 2008

MÉDICOS DO ESTADO VOTAM EM ASSEMBLÉIA PELO INDICATIVO DE GREVE

Médicos da Secretaria Estadual de Saúde (SUSAM) e Fundações votaram nesta terça-feira (26), em assembléia do Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (SIMEAM), indicativo de greve e assembléia deliberativa para o dia 10 de setembro. Caso na próxima assembléia a categoria decida pela greve, os cerca de mil médicos da SUSAM param as atividades no dia 15 de setembro. Isso porque, até agora, o Estado não cumpriu o que foi acordado durante a paralisação realizada em fevereiro deste ano, como a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) específico para a categoria, a aplicação da gratificação de curso nos dois contratos do médico (que varia de R$250 a R$ 350), o anuênio (1% do salário base ao ano) e a gratificação de localidade.
Apenas a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) cumpriu o que prometeu aos médicos durante a greve. Inclusive a aprovação do PCCS, exclusivo para a categoria, em caráter de urgência na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Para tentar evitar uma possível paralisação, o chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, se reuniu na manhã de ontem, com a diretoria do SIMEAM. No encontro Raul Zaidan pediu um prazo de 10 dias para analisar parte das reivindicações da categoria, como gratificações de localidade e especialidade, e anuênio. Ele ainda solicitou a participação do Sindicato na Comissão Especial do PCCS dos profissionais da SUSAM e Fundações. Mas, também na assembléia desta terça, os médicos decidiram não enviar representante para compor a Comissão.
“O estado precisa urgentemente corrigir o descompasso que existe entre SUSAM e Sede do Governo. A própria Sede do Governo não reconheceu o acordo deixado pelo ex- secretário Estadual de Saúde, Dr. Wilson Alecrim. Tudo que tenha sido feito na gestão dele é de inteira responsabilidade do Estado. Este empurra-empurra repercute na credibilidade do movimento. A população agüentou calada a greve na esperança de ao término da paralisação o Governo assumir suas responsabilidades nos acordos com os médicos”, disse a presidente do SIMEAM, Dra. Auxiliadora Brito.
A assembléia do dia 10 de setembro, com INDICATIVO DE GREVE para o dia 15 de setembro, será realizada às 19h30, no auditório da Fundação HEMOAM, localizado na avenida Constantino Nery, 4397, Chapada.

Fonte: Assessoria SIMEAM

Nenhum comentário: