quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ESTUDO ASSOCIA MORTALIDADE A BAIXO ÍNDICE DE VITAMINA D

Pessoas com baixos índices de vitamina D parecem sofrer maior risco de morrer por várias doenças, de acordo com um estudo feito por especialistas americanos.
O pesquisador Michal L. Melamed e equipe, do Albert Einstein College, em Nova York, analisaram os índices de vitamina D no sangue de 13.331 pessoas de ambos os sexos, entre 1988 e 1994. Até o ano de 2000, 1.806 indivíduos do grupo haviam morrido.
Os pesquisadores dividiram o total de participantes em quatro grupos, de acordo com o índice de vitamina D apresentado, e verificaram que o número de mortes no grupo com o menor índice de vitamina D no sangue - menos de 17,8 nanogramas por mililitro - foi 26% maior em comparação com as mortes ocorridas no grupo com o maior índice.
Os autores sugerem que baixos níveis de vitamina D podem estar associados à morte por causa do seu efeito na pressão sangüínea e na habilidade do organismo de responder à insulina. Os especialistas também associam deficiência de vitamina D à obesidade e ao diabetes.
A vitamina D é produzida no corpo pela exposição ao sol, e também pode ser encontrada em peixes oleosos, gema de ovo e margarina

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: