sexta-feira, 22 de agosto de 2008

HOSPITAL/DIA É INAUGURADO

A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM) inaugurou ontem (21) o primeiro Hospital/Dia para atendimento de pacientes portadores de HIV/AIDS. A unidade terá capacidade para receber até 20 pacientes que estejam em tratamento e necessitem tomar medicamentos (soroterapia) sob supervisão médica. A nova estrutura - que contará com laboratório multidisciplinar e o primeiro de genotipagem de HIV que permitirá o acompanhamento de mutações sofridas pelos vírus - está sendo considerada um avanço no tratamento dos portadores da doença, embora as entidades da sociedade civil, que lutam pelos interesses dos pacientes, ainda enfrentem problemas como falta de medicamento e de humanização no tratamento.
“Com a genotipagem poderemos indicar a necessidade de substituição de terapia do paciente, após a realização dos exames de CD4 e carga viral, possibilitando a melhoria da qualidade de vida do paciente de forma mais rápida”, explicou o chefe de laboratório da fundação, Felipe Sardinha. Antes, os exames tinham que ser encaminhados para Brasília. O diretor administrativo da FMT-AM, Tancredo Soares, informou que o investimento total feito tanto na construção do hospital quanto no Laboratório de Pesquisa em Doenças Endêmicas (LPDE, Núcleo de Entomologia, Enfermaria de Ensaios Clínicos e no novo necrotério) foi de, aproximadamente, R$ 12 milhões, incluindo, também, a aquisição de equipamentos.
A FMT-AM atende hoje uma média de 3 mil pacientes com HIV/AIDS. O Hospital/Dia será utilizado, ainda, por pacientes com leishamniose, micose profunda e hepatites.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: