sábado, 23 de fevereiro de 2008

INFORMAÇÕES SOBRE A GREVE DA CATEGORIA

A audiência marcada para a tarde desta sexta (22/02), no Ministério Público do Trabalho, entre prefeitura e médicos, na presença do procurador chefe do MPT, Audaliphal Hildebrando, foi adiada para a próxima segunda-feira (25/02), também às 14h. Tudo porque, o Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Jorge Guimarães, que também participa das negociações entre a categoria e a Secretaria Municipal de Planejamento e Administração (SEMPLAD) pediu mais um tempo para reestruturar uma proposta para a classe com Serafim Corrêa.
Já o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu no início da tarde desta sexta-feira (22/02), uma comissão formada por cinco integrantes da diretoria do Sindicato dos Médicos do Amazonas (SIMEAM), no auditório da Superintendência Regional do Trabalho, no Aleixo. Eles participaram do encontro, convidados pelo Superintendente Regional do Trabalho, Dermilson Carvalho.
Os médicos aproveitaram a oportunidade para apresentar reivindicações, como a falta de um salário digno e de um Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), específico para a categoria, que está em greve de desde o dia 14 de fevereiro. "Pleiteamos um PCCS específico, até mesmo para que o médico tenha mais incentivo para se deslocar para determinadas unidades de saúde, localizadas em áreas perigosas, de difícil acesso e até no interior do Estado", acrescentou Dra. Auxiliadora Brito, presidente do SIMEAM.
O ministro disse não ter autonomia para intervir nas negociações com os governos municipal e estadual, mas se comprometeu em ajudar. "Seria até inconstitucional interferir nessas esferas. Mas gostaria que as reivindicações dos médicos fossem formalizadas em forma de documento. E assim, falarei com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Afinal a saúde é para todos", ressaltou Carlos Lupi.
O senador Jeferson Peres, acompanhou o ministro durante sua visita à Manaus. O parlamentar também se comprometeu em intervir pela categoria. "Eu vou falar com o prefeito, Serafim Correa e o governador, Eduardo Braga", disse o senador.

No dia 23 de fevereiro o Comando de Greve esteve reunido para organizar os próximos passos do movimento. Neste encontro foram de discutidos os seguintes temas:
· Avaliação do movimento da semana (18 a 22/02);
· Estratégias para mobilização da próxima semana (25 a 29/02)
· O Dr. Edson apresentou os aspectos legais referente as reivindicações da categoria e a elaboração de estratégias de negociação.

Durante a reunião a Secretario de Saúde do Estado (SUSAM), Dr. Wilson Alecrim, ligou para a Presidente do SIMEAM, Drª Auxiliadora Brito, informando que a Secretaria tem uma proposta à fazer para categoria, onde o salário não seria inferior a R$ 4.000,00. Porém ao ser questionado sobre dados mais detalhados, disse que as passaria em reunião com o Comando de Negociação na segunda-feira (25/02). E a proposta completa seria apreciada pela Assembléia.
Durante o encontro também foi agendada uma nova reunião, para este domingo (24/02), com o senador Jefferson Péres.

No dia 25 de fevereiro, às 09h, durante a reunião do Comando de Negociação e o Governo do Estado, o Comando de Mobilização fará Assembléia com os médicos no Conselho Regional de Medicina (CRM). Nesta assembléia serão apresentadas as últimas informações da greve, assim como os próximos passos da mobilização. À tarde o Comando de Negociação, estará novamente reunido com representantes da Prefeitura de Manaus para discutir as contrapropostas à serem apresentadas na Assembléia para deliberação.
Caros colegas, estamos chegando num momento importante ,que é a negociação. O Governo do Estado, que até o momento, não tinha apresentado nenhuma proposta concreta à categoria resolveu dialogar. Isso graças ao crescente apoio e adesão dos novos colegas ao movimento. Assim como a intercessão de diversas autoridades que também demonstraram apoio às reivindicações, e diga-se de passagem são justíssimas.
Pedimos encarecidamente que qualquer informação recebida seja analisada com critério, pois durante o movimento grevista, várias informação surgem, e nem todas são verídicas e algumas ainda são distorcidas. Solicitamos serenidade dos colegas médicos e que aguardem o pronunciamento do Comando de Greve, pois somente essas informações são oficiais. Várias informações são distorcidas durante a divulgação e outras são implantadas com intuito de desmobilizar. Afinal é do conhecimento de todos que o poder de negociação está diretamente relacionado a força do movimento, que por sinal, diga-se de passagem, está aumentando a cada dia.